quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tarefa 13 - Frevo



PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA FREVO

Instituição: Projeto de Período Integral “Luiz Castanho Filho”
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental 
Número de alunos:
20 alunos
Professores:
Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula


TEMA: Frevo

Nada melhor do que um frevo para traduzir, num esboço, a fisionomia típica da região nordeste do nosso Brasil. Surgido na cidade do Recife no fim do Século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado, muito executado durante o carnaval.
Com uma gama de movimentos com marcação forte onde se impera o sincronismo e a agilidade nos movimentos como seus pontos fortes, fazendo desta dança um espetáculo para quem assiste e uma tremenda adrenalina para quem dança e que vem ganhando adeptos por todo o Brasil.


Justificativa:

Como a contribuição da escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim, mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem o respeito da criança para com o outro e o espaço que o cerca, nada melhor que um frevo de origem e desenvolvimento no estado de Pernambuco e declarado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.
Afinal, dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo e excelente para o desenvolvimento do educando em todos os seus aspectos (físicos, psicos, sociais e afetivos).

Objetivo Geral:

Apresentar para os alunos o frevo, fazendo dele um meio para o desenvolvimento integral do educando, de forma a desenvolver uma maior compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.

Objetivos Específicos:

·         Conhecer a valorizar o frevo como descendência folclórica, repassando assim valores culturais;
·         Explorar os movimentos naturais e espontâneos para elevar a auto-estima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;
·         Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos alunos, sua criatividade, necessária a participação em grupos;
·         Trabalhar as noções de tempo, espaços, relações sociais, a linguagem oral e a escrita.

Desenvolvimento/Metodologia:

Alongamento
Iniciar a aula com um alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor flexibilidade articular).

1º Momento (introdução dos passos)
Explicar aos alunos o que será proposto para a aula, o que os alunos conhecem sobre o frevo e introduzir os passos característicos do frevo

2° Momento Principal:
Executar a coreografia que foi sendo construída no decorrer da aula.

3° Momento final:
É uma reflexão da pratica do dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto (frevo), o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo proposto foi alcançado. 

Avaliação:
A avaliação deve ser contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

Materiais:
Aparelho de som
CD












Sei que não tinha ainda as sombrinhas e fazem toda a caracterização do frevo mas a escola irá providenciar e essa coreografia será apresentada no Sarau em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário