PLANO
DE AULA
MANIFESTAÇÕES
RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA FREVO
Instituição: Projeto de Período Integral “Luiz
Castanho Filho”
Turma: Alunos do Ensino Fundamental
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
Turma: Alunos do Ensino Fundamental
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
TEMA:
Frevo
Nada melhor do que um frevo para
traduzir, num esboço, a fisionomia típica da região nordeste do nosso Brasil. Surgido
na cidade do Recife no fim do Século XIX,
o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado, muito executado
durante o carnaval.
Com uma gama de movimentos
com marcação forte onde se impera o sincronismo e a agilidade nos movimentos
como seus pontos fortes, fazendo desta dança um espetáculo para quem assiste e
uma tremenda adrenalina para quem dança e que vem ganhando adeptos por todo o
Brasil.
Justificativa:
Como a contribuição da
escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de
capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim,
mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem
o respeito da criança para com o outro e o espaço que o cerca, nada melhor que um
frevo de origem e desenvolvimento no estado de Pernambuco e declarado
patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.
Afinal, dançar é uma das maneiras mais
divertidas de expressão do corpo e excelente para o desenvolvimento do educando
em todos os seus aspectos (físicos, psicos, sociais e afetivos).
Objetivo
Geral:
Apresentar para os alunos o
frevo, fazendo dele um meio para o desenvolvimento integral do educando, de
forma a desenvolver uma maior compreensão de sua capacidade de movimento,
mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo
expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e
sensibilidade.
Objetivos
Específicos:
·
Conhecer a valorizar o frevo como
descendência folclórica, repassando assim valores culturais;
·
Explorar os movimentos naturais e espontâneos
para elevar a auto-estima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;
·
Desenvolver as habilidades intelectuais e
sociais dos alunos, sua criatividade, necessária a participação em grupos;
·
Trabalhar as noções de tempo, espaços,
relações sociais, a linguagem oral e a escrita.
Desenvolvimento/Metodologia:
Alongamento
Iniciar a aula com um
alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários
para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor
flexibilidade articular).
1º Momento (introdução dos
passos)
Explicar aos alunos o que
será proposto para a aula, o que os alunos conhecem sobre o frevo e introduzir os
passos característicos do frevo
2° Momento Principal:
Executar a coreografia que
foi sendo construída no decorrer da aula.
3° Momento final:
É uma reflexão da pratica do
dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto (frevo),
o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo
proposto foi alcançado.
Avaliação:
A avaliação deve ser
contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de
objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e
conhecer cada criança e grupo.
Materiais:
Aparelho de som
CD
Sei que não tinha ainda as sombrinhas e fazem toda a caracterização do frevo mas a escola irá providenciar e essa coreografia será apresentada no Sarau em outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário