quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Anos 60 e 70

PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA   ANOS 60 E 70

Instituição: Projeto de Período Integral “Dorotovio do Nascimento Filho”
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental 
Número de alunos:
20 alunos
Professores:
Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula


TEMA: Anos 60 e 70

Nada melhor do que viajar aos anos dourados anos 60 e 70 foram marcados por uma mistura de ritmos, a ascensão do rock e do disco, e a criação de variadas bandas e grupos que ficaram marcadas até o dia de hoje. Nesta aula foi escolhido um grupo que ficou conhecido nos anos 70 com seu ritmo misturando disco e latino. O grupo Santa Esmeralda surgiu na década de 70 e teve um grande estouro na mídia com suas músicas e a musica escolhida para a aula “Don’t let me be misunderstood” fez tanto sucesso que foi incluída na trilha sonora do filme “Kill Bill”.


Justificativa:

Como a contribuição da escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim, mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem o respeito da criança para com o outro e o espaço que o cerca, nada melhor que levar as crianças para um mundo totalmente diferente e que muitas vezes somente seus pais conhecem, viveram ou curtiram.
Afinal, dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo e excelente para o desenvolvimento do educando em todos os seus aspectos (físicos, psicos, sociais e afetivos).

Objetivo Geral:

Apresentar para os alunos músicas que marcaram os anos 60 e 70, fazendo dele um meio para o desenvolvimento integral do educando, de forma a desenvolver uma maior compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.

Objetivos Específicos:

·         Conhecer a valorizar o ritmos, as danças e as músicas dos anos 60 e 70, repassando assim valores culturais;
·         Explorar os movimentos naturais e espontâneos para elevar a auto-estima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;
·         Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos alunos, sua criatividade, necessária a participação em grupos;
·         Trabalhar as noções de tempo, espaços, relações sociais, a linguagem oral e a escrita.

Desenvolvimento/Metodologia:

Alongamento
Iniciar a aula com um alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor flexibilidade articular).

1º Momento (introdução dos passos)
Explicar aos alunos o que será proposto para a aula, o que os alunos conhecem sobre as músicas e ritmos dos anos 60 e 70 e introduzir os passos.

2° Momento Principal:
Executar a coreografia que foi sendo construída no decorrer da aula.

3° Momento final:
É uma reflexão da pratica do dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto (anos 60 e 70), o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo proposto foi alcançado. 

Avaliação:
A avaliação deve ser contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

Materiais:
Aparelho de som
CD

























quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tarefa 13 - Frevo



PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA FREVO

Instituição: Projeto de Período Integral “Luiz Castanho Filho”
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental 
Número de alunos:
20 alunos
Professores:
Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula


TEMA: Frevo

Nada melhor do que um frevo para traduzir, num esboço, a fisionomia típica da região nordeste do nosso Brasil. Surgido na cidade do Recife no fim do Século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado, muito executado durante o carnaval.
Com uma gama de movimentos com marcação forte onde se impera o sincronismo e a agilidade nos movimentos como seus pontos fortes, fazendo desta dança um espetáculo para quem assiste e uma tremenda adrenalina para quem dança e que vem ganhando adeptos por todo o Brasil.


Justificativa:

Como a contribuição da escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim, mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem o respeito da criança para com o outro e o espaço que o cerca, nada melhor que um frevo de origem e desenvolvimento no estado de Pernambuco e declarado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.
Afinal, dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo e excelente para o desenvolvimento do educando em todos os seus aspectos (físicos, psicos, sociais e afetivos).

Objetivo Geral:

Apresentar para os alunos o frevo, fazendo dele um meio para o desenvolvimento integral do educando, de forma a desenvolver uma maior compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.

Objetivos Específicos:

·         Conhecer a valorizar o frevo como descendência folclórica, repassando assim valores culturais;
·         Explorar os movimentos naturais e espontâneos para elevar a auto-estima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;
·         Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos alunos, sua criatividade, necessária a participação em grupos;
·         Trabalhar as noções de tempo, espaços, relações sociais, a linguagem oral e a escrita.

Desenvolvimento/Metodologia:

Alongamento
Iniciar a aula com um alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor flexibilidade articular).

1º Momento (introdução dos passos)
Explicar aos alunos o que será proposto para a aula, o que os alunos conhecem sobre o frevo e introduzir os passos característicos do frevo

2° Momento Principal:
Executar a coreografia que foi sendo construída no decorrer da aula.

3° Momento final:
É uma reflexão da pratica do dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto (frevo), o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo proposto foi alcançado. 

Avaliação:
A avaliação deve ser contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

Materiais:
Aparelho de som
CD












Sei que não tinha ainda as sombrinhas e fazem toda a caracterização do frevo mas a escola irá providenciar e essa coreografia será apresentada no Sarau em outubro.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tarefa 12 - Anos 70 com cadeira



PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA

Instituição: Projeto de Período Integral Dorotóvio do Nascimento Filho
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental 4º Ano
Número de alunos:
20 alunos
Professores:
Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula

TEMA: Dança utilizando cadeira como recurso coreográfico

Dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo humano. Ao se exercitarem, através de movimentos que se utilizem do tronco, das pernas e dos braços, os alunos não só desenvolvem os aspectos físicos ligados ao movimento como desenvolvem também aspectos relacionados à interação e a expressividade, sendo que na educação, esse é um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, tão tradicionais. Utilizando a cadeira durante a dança, faz com que o aluno desenvolva ainda mais sua criatividade, onde pode-se trabalhar mais facilmente os planos da dança com os alunos.

Justificativa:

Segundo os PCNs (1997) a criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. Portanto, o trabalho com a dança utilizando o bambolê como recurso, irá contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo possibilidades de movimentação do corpo, além de promover oportunidades de livre exploração e experimentação de suas habilidades motoras.
Portanto, a dança é muito mais do que sua própria palavra inspira para muitos. Ela deve ser descoberta, vivenciada, pensada e sentida. Quando desenvolvida no ambiente escolar, deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento, contribuindo assim, para a sua formação.

Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos alunos, sua criatividade com a utilização da cadeira, como também uma maior interação e compreensão de sua capacidade de movimento, mediante a um melhor entendimento de como o seu corpo funciona.

Objetivos Específicos:

Explorar os movimentos naturais e espontâneos do aluno para elevar a autoestima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;

Desenvolver o pensamento autônomo, assim como suas ideias e valores como: responsabilidade, liberdade, iniciativa e cooperação;

                   Proporcionar aos alunos a interatividade com músicas dos anos 70 muitas vezes conhecidas somente por seus pais e avós;

                 Trabalhar a música Mama Mia do grupo ABBA;    

     Trabalhar as noções de tempo, espaços e relações sociais.


Conteúdos a serem trabalhados:

Dança com cadeira


Desenvolvimento/Metodologia:

Alongamento
Iniciar a aula com um alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor flexibilidade articular).

Momento Principal:
Executar a coreografia que foi sendo construída no decorrer da aula.

Momento final:
É uma reflexão da pratica do dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto, o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo proposto foi alcançado.  Se gostaram da música, se já conheciam a música.

Avaliação:
A avaliação deve ser contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo. Me espantou quando eu coloquei a música e sem eu falar nada sobre ela para os alunos uma aluna veio e me disse que era do ABBA.

Materiais:
Aparelho de som
CD


Referências Bibliográficas:


 BRASIL b, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física /Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997.