PLANO
DE AULA
MANIFESTAÇÕES
RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA ANOS 60 E 70
Instituição: Projeto de Período Integral “Dorotovio
do Nascimento Filho”
Turma: Alunos do Ensino Fundamental
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
Turma: Alunos do Ensino Fundamental
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
TEMA:
Anos 60 e 70
Nada melhor do que viajar
aos anos dourados anos 60 e 70 foram marcados por uma mistura de ritmos, a
ascensão do rock e do disco, e a criação de variadas bandas e grupos que
ficaram marcadas até o dia de hoje. Nesta aula foi escolhido um grupo que ficou
conhecido nos anos 70 com seu ritmo misturando disco e latino. O grupo Santa
Esmeralda surgiu na década de 70 e teve um grande estouro na mídia com suas
músicas e a musica escolhida para a aula “Don’t let me be misunderstood” fez
tanto sucesso que foi incluída na trilha sonora do filme “Kill Bill”.
Justificativa:
Como a contribuição da
escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de
capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim,
mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem
o respeito da criança para com o outro e o espaço que o cerca, nada melhor que levar
as crianças para um mundo totalmente diferente e que muitas vezes somente seus
pais conhecem, viveram ou curtiram.
Afinal, dançar é uma das maneiras mais
divertidas de expressão do corpo e excelente para o desenvolvimento do educando
em todos os seus aspectos (físicos, psicos, sociais e afetivos).
Objetivo
Geral:
Apresentar para os alunos músicas
que marcaram os anos 60 e 70, fazendo dele um meio para o desenvolvimento
integral do educando, de forma a desenvolver uma maior compreensão de sua
capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo
funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência,
autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
Objetivos
Específicos:
·
Conhecer a valorizar o ritmos, as danças e as
músicas dos anos 60 e 70, repassando assim valores culturais;
·
Explorar os movimentos naturais e espontâneos
para elevar a auto-estima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;
·
Desenvolver as habilidades intelectuais e
sociais dos alunos, sua criatividade, necessária a participação em grupos;
·
Trabalhar as noções de tempo, espaços,
relações sociais, a linguagem oral e a escrita.
Desenvolvimento/Metodologia:
Alongamento
Iniciar a aula com um
alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários
para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor
flexibilidade articular).
1º Momento (introdução dos
passos)
Explicar aos alunos o que
será proposto para a aula, o que os alunos conhecem sobre as músicas e ritmos
dos anos 60 e 70 e introduzir os passos.
2° Momento Principal:
Executar a coreografia que
foi sendo construída no decorrer da aula.
3° Momento final:
É uma reflexão da pratica do
dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto (anos
60 e 70), o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o
objetivo proposto foi alcançado.
Avaliação:
A avaliação deve ser
contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de
objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e
conhecer cada criança e grupo.
Materiais:
Aparelho de som
CD