terça-feira, 25 de junho de 2013

Dança Country

PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA DANÇA COUNTRY

Instituição: Projeto de Período Integral “Luiz Castanho Filho”
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental 
Número de alunos:
20 alunos
Professores:
Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula


TEMA: Country

Nada melhor do que uma dança country para traduzir, num esboço, a fisionomia típica de certa época ou de certa sociedade, pois existem em quase todos os países do mundo. Pelo que se sabe a dança country, teve origem forte em Nashiville no Texas, com um estilo inconfundível, dividindo-se em: line dance e parte dance.
Com uma gama de movimentos com marcação forte onde se impera o sincronismo e a agilidade nos movimentos como seus pontos fortes, fazendo desta dança um espetáculo para quem assiste e uma tremenda adrenalina para quem dança e que vem ganhando adeptos por todo o Brasil.


Justificativa:

Como a contribuição da escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim, mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem o respeito da criança para com o outro e o espaço que o cerca, nada melhor que uma dança country de origem e desenvolvimento nos Estados Unidos e com descendência folclórica.
Afinal, dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo e excelente para o desenvolvimento do educando em todos os seus aspectos (físicos, psicos, sociais e afetivos).

Objetivo Geral:

Apresentar para os alunos  a dança country, fazendo dela um meio para o desenvolvimento integral do educando, de forma a desenvolver uma maior compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.

Objetivos Específicos:

·         Conhecer a valorizar a dança country como descendência folclórica, repassando assim valores culturais;
·         Compreender a cidadania como participação social e política;
·         Explorar os movimentos naturais e espontâneos para elevar a auto-estima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;
·         Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos alunos, sua criatividade, necessária a participação em grupos;
·         Trabalhar as noções de tempo, espaços, relações sociais, a linguagem oral e a escrita.

Conteúdos a serem trabalhados:

Dança Country
Passos executados: Deslocamento lateral com batidas de pés, giros, deslocamentos para trás, bater os pés nas mãos, etc

Desenvolvimento/Metodologia:

Alongamento
Iniciar a aula com um alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor flexibilidade articular).

1ºmomento ( introdução dos passos)
Explicar aos alunos o que será proposto para a aula, o que os alunos conhecem sobre o country e introduzir os seguintes passos: Deslocamento lateral com batidas de pés, giros, deslocamentos para trás, bater os pés nas mãos, etc

2° Momento Principal:
Executar a coreografia que foi sendo construída no decorrer da aula.

3° Momento final:
É uma reflexão da pratica do dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto (dança country), o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo proposto foi alcançado. 

Avaliação:
A avaliação deve ser contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

Materiais:
Aparelho de som
CD

Referências Bibliográficas:


Apresentação Festa Junina Luiz Castanho Filho





Ensaios para a festa junina










Nenhum comentário:

Postar um comentário