PLANO
DE AULA
MANIFESTAÇÕES
RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA DANÇA COUNTRY
Instituição: Projeto de Período Integral “Luiz
Castanho Filho”
Turma: Alunos do Ensino Fundamental
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
Turma: Alunos do Ensino Fundamental
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
TEMA:
Country
Nada melhor do que uma dança
country para traduzir, num esboço, a fisionomia típica de certa época ou de
certa sociedade, pois existem em quase todos os países do mundo. Pelo que se
sabe a dança country, teve origem forte em Nashiville no Texas, com um estilo
inconfundível, dividindo-se em: line dance e parte dance.
Com uma gama de movimentos
com marcação forte onde se impera o sincronismo e a agilidade nos movimentos
como seus pontos fortes, fazendo desta dança um espetáculo para quem assiste e
uma tremenda adrenalina para quem dança e que vem ganhando adeptos por todo o
Brasil.
Justificativa:
Como a contribuição da
escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de
capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim,
mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem
o respeito da criança para com o outro e o espaço que o cerca, nada melhor que uma
dança country de origem e desenvolvimento nos Estados Unidos e com descendência
folclórica.
Afinal, dançar é uma das maneiras mais
divertidas de expressão do corpo e excelente para o desenvolvimento do educando
em todos os seus aspectos (físicos, psicos, sociais e afetivos).
Objetivo
Geral:
Apresentar para os
alunos a dança country, fazendo dela um
meio para o desenvolvimento integral do educando, de forma a desenvolver uma
maior compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior
entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente
com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
Objetivos
Específicos:
·
Conhecer a valorizar a dança country como
descendência folclórica, repassando assim valores culturais;
·
Compreender a cidadania como participação
social e política;
·
Explorar os movimentos naturais e espontâneos
para elevar a auto-estima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;
·
Desenvolver as habilidades intelectuais e
sociais dos alunos, sua criatividade, necessária a participação em grupos;
·
Trabalhar as noções de tempo, espaços,
relações sociais, a linguagem oral e a escrita.
Conteúdos
a serem trabalhados:
Dança Country
Passos executados: Deslocamento lateral com
batidas de pés, giros, deslocamentos para trás, bater os pés nas mãos, etc
Desenvolvimento/Metodologia:
Alongamento
Iniciar a aula com um
alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários
para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor
flexibilidade articular).
1ºmomento ( introdução dos
passos)
Explicar aos alunos o que
será proposto para a aula, o que os alunos conhecem sobre o country e introduzir
os seguintes passos: Deslocamento lateral com batidas de pés, giros, deslocamentos para trás, bater os pés nas mãos, etc
2° Momento Principal:
Executar a coreografia que
foi sendo construída no decorrer da aula.
3° Momento final:
É uma reflexão da pratica do
dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto
(dança country), o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da
aula, se o objetivo proposto foi alcançado.
Avaliação:
A avaliação deve ser
contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de
objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e
conhecer cada criança e grupo.
Materiais:
Aparelho de som
CD
Referências
Bibliográficas:
http://www.studiotamega.com.br/modalidades/country/danca-country/
Acesso em 23/06 às 08h45min
Apresentação Festa Junina Luiz Castanho Filho
Ensaios para a festa junina
Nenhum comentário:
Postar um comentário