PLANO
DE AULA
MANIFESTAÇÕES
RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA DANÇA COM BAMBOLÊ
Instituição: Projeto de Período Integral Sagrados
Corações (Educandário São Benedito)
Turma: Alunos do Ensino Fundamental 3º Ano
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
Turma: Alunos do Ensino Fundamental 3º Ano
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
TEMA:
BOLE BOLE BAMBOLÊ
Dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo humano.
Ao se exercitarem, através de movimentos que se utilizem do tronco, das pernas
e dos braços, os alunos não só desenvolvem os aspectos físicos ligados ao
movimento como desenvolvem também aspectos relacionados à interação e a
expressividade, sendo que na educação, esse é um ótimo recurso para desenvolver
uma linguagem diferente da fala e da escrita, tão tradicionais. Utilizando o
bambolê durante a dança, faz com que o aluno desenvolva ainda mais sua
criatividade, por ser um recurso tão rico e vivenciado pelas crianças durante a
sua infância e que já fazem parte do seu contexto social e histórico.
Justificativa:
Segundo os PCNs (1997) a criança é um ser em constante mobilidade e
utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia,
relacionando-se com objetos e pessoas. Portanto, o trabalho com a dança
utilizando o bambolê como recurso, irá contribuir para o desenvolvimento
integral do aluno, favorecendo possibilidades de movimentação do corpo, além de
promover oportunidades de livre exploração e experimentação de suas habilidades
motoras.
Portanto, a dança é muito mais do que sua
própria palavra inspira para muitos. Ela deve ser descoberta, vivenciada,
pensada e sentida. Quando desenvolvida no ambiente escolar, deve proporcionar
oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do
comportamento, contribuindo assim, para a sua formação.
Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos
alunos, sua criatividade com a utilização do bambolê, como também uma maior
interação e compreensão de sua capacidade de movimento, mediante a um melhor
entendimento de como o seu corpo funciona.
Objetivos
Específicos:
Explorar os movimentos naturais e espontâneos do
aluno para elevar a autoestima e melhorar o conhecimento da própria
personalidade;
Desenvolver o pensamento
autônomo, assim como suas ideias e valores como: responsabilidade, liberdade,
iniciativa e cooperação;
Proporcionar aos alunos
atividades com o bambolê promovendo a oportunidade
de livre experimentação e exploração de suas habilidades;
Trabalhar as noções de tempo, espaços e
relações sociais.
Conteúdos
a serem trabalhados:
Dança com bambolê
Desenvolvimento/Metodologia:
Aquecimento:
A aula terá como aquecimento uma atividade realizada em grupo, envolvendo
muita interação. Os alunos ficaram dispostos em círculo de mãos dadas e um
bambolê será inserido e este deverá ser passado pelo corpo dos alunos, não
podendo soltar as mãos, onde o aluno terá que realizar vários movimentos a fim
de que consiga passar o bambolê para o colega ao lado. No decorrer da
atividade, serão acrescentados mais bambolês,
a fim de envolver os
alunos a uma maior cooperação e participação entre eles, além de uma grande
movimentação com o corpo.
Desenvolvimento da aula
Utilizando todos os espaços do ambiente, realizar uma sequência de
movimentos com um bambolê segurando-o nas mãos, depois fazer o movimento do
bambolê na cintura, no braço e no pé seguindo a música da Xuxa - Bambolê. Pela
pequena quantidade de bambolês foi dividido a turma em duas equipes para que
todos possam participar.
Finalização
da aula
Para finalizar a aula será realizado um relaxamento das partes do corpo,
com uma música bem suave onde o professor começara o movimento e os alunos em
forma de sequência, como se fosse uma corrente, irão repetindo o movimento
realizado pelo professor.
Em seguida,
continuando na formação de roda, faremos uma reflexão da prática do dia, um
momento de “bate papo” onde os alunos poderão relatar o que aprenderam e
compreenderam, como também se o objetivo proposto foi alcançado e se não deu
certo, procurar possíveis mudanças.
Avaliação:
Na avaliação
deve ser observada a participação, a interação e a criatividade na execução dos
movimentos.
A avaliação deverá
ser contínua, constituindo-se assim em um instrumento para a reorganização de
objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e
conhecer cada aluno, sendo necessário informar sempre aos alunos acerca de suas
competências, valorizando seus esforços e conhecimentos.
Materiais:
Aparelho de som;
CD;
Bambolês.
Referências Bibliográficas:
BRASIL b,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação
física /Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
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