quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Tarefa 10 - Dança com utilização de bambolê



PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA DANÇA COM BAMBOLÊ

Instituição: Projeto de Período Integral Sagrados Corações (Educandário São Benedito)
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental 3º Ano
Número de alunos:
20 alunos
Professores:
Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula

TEMA: BOLE BOLE BAMBOLÊ

Dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo humano. Ao se exercitarem, através de movimentos que se utilizem do tronco, das pernas e dos braços, os alunos não só desenvolvem os aspectos físicos ligados ao movimento como desenvolvem também aspectos relacionados à interação e a expressividade, sendo que na educação, esse é um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, tão tradicionais. Utilizando o bambolê durante a dança, faz com que o aluno desenvolva ainda mais sua criatividade, por ser um recurso tão rico e vivenciado pelas crianças durante a sua infância e que já fazem parte do seu contexto social e histórico.

Justificativa:

Segundo os PCNs (1997) a criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. Portanto, o trabalho com a dança utilizando o bambolê como recurso, irá contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo possibilidades de movimentação do corpo, além de promover oportunidades de livre exploração e experimentação de suas habilidades motoras.
Portanto, a dança é muito mais do que sua própria palavra inspira para muitos. Ela deve ser descoberta, vivenciada, pensada e sentida. Quando desenvolvida no ambiente escolar, deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento, contribuindo assim, para a sua formação.

Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos alunos, sua criatividade com a utilização do bambolê, como também uma maior interação e compreensão de sua capacidade de movimento, mediante a um melhor entendimento de como o seu corpo funciona.

Objetivos Específicos:

Explorar os movimentos naturais e espontâneos do aluno para elevar a autoestima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;

Desenvolver o pensamento autônomo, assim como suas ideias e valores como: responsabilidade, liberdade, iniciativa e cooperação;

                   Proporcionar aos alunos atividades com o bambolê promovendo  a oportunidade de livre experimentação e exploração de suas habilidades;

       Trabalhar as noções de tempo, espaços e relações sociais.


Conteúdos a serem trabalhados:

Dança com bambolê


Desenvolvimento/Metodologia:

Aquecimento:

A aula terá como aquecimento uma atividade realizada em grupo, envolvendo muita interação. Os alunos ficaram dispostos em círculo de mãos dadas e um bambolê será inserido e este deverá ser passado pelo corpo dos alunos, não podendo soltar as mãos, onde o aluno terá que realizar vários movimentos a fim de que consiga passar o bambolê para o colega ao lado. No decorrer da atividade, serão acrescentados mais bambolês, a fim de envolver os alunos a uma maior cooperação e participação entre eles, além de uma grande movimentação com o corpo.

 Desenvolvimento da aula

Utilizando todos os espaços do ambiente, realizar uma sequência de movimentos com um bambolê segurando-o nas mãos, depois fazer o movimento do bambolê na cintura, no braço e no pé seguindo a música da Xuxa - Bambolê. Pela pequena quantidade de bambolês foi dividido a turma em duas equipes para que todos possam participar.

Finalização da aula

Para finalizar a aula será realizado um relaxamento das partes do corpo, com uma música bem suave onde o professor começara o movimento e os alunos em forma de sequência, como se fosse uma corrente, irão repetindo o movimento realizado pelo professor.
 Em seguida, continuando na formação de roda, faremos uma reflexão da prática do dia, um momento de “bate papo” onde os alunos poderão relatar o que aprenderam e compreenderam, como também se o objetivo proposto foi alcançado e se não deu certo, procurar possíveis mudanças.


Avaliação:
Na avaliação deve ser observada a participação, a interação e a criatividade na execução dos movimentos.
A avaliação deverá ser contínua, constituindo-se assim em um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada aluno, sendo necessário informar sempre aos alunos acerca de suas competências, valorizando seus esforços e conhecimentos.

Materiais:
Aparelho de som;
CD;
Bambolês.


Referências Bibliográficas:


 BRASIL b, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física /Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997.






















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