quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dança com fita

PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA DANÇA COM FITAS

Instituição: Projeto de Período Integral Sagrados Corações (Educandário São Benedito)
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental
Número de alunos:
20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula

TEMA: DANÇA COM FITAS
 Mais do que o movimento pelo movimento, a dança com fitas vem sendo realizada no ambiente escolar, a fim de conhecer e desenvolver as manifestações corporais e suas relações com os objetos, o espaço e o outro- que contribuem para o desenvolvimento integral, pois como vimos os alunos são sujeitos do próprio desenvolvimento e devem ser considerados as relações internas ao organismo e o que acontece ao seu redor devido a ser um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar novos conhecimentos, ligadas a necessidade de experimentar o corpo, não só para o seu domínio, mas na construção de sua autonomia.

Justificativa:
Como a contribuição da escola é a de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la, e assim, mudar mentalidades, superando preconceitos, através de valores que proporcionem o respeito do aluno para com o outro e o espaço que o cerca, nada como uma dança com fitas para exercitar o corpo favorecendo a participação de todos por não ser competitiva nem exigir grandes habilidades, além do que trabalha o movimento, a coordenação motora, o equilíbrio, a capacidade cardiorespiratória, a flexibilidade, a força muscular, a consciência corporal que sem sombra de dúvidas são itens importantes para a saúde do educando.


Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos a criação e a vivência da dança com fitas, a partir de materiais alternativos, auxiliando o aluno na compreensão de sua capacidade de movimento, como também de sua coordenação motora, a capacidade cardiorespiratória, a resistência, a força, a flexibilidade e o equilíbrio, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona.

Objetivos Específicos:
Vivenciar o elemento fita e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas;

Criar movimentos diferenciados percebendo as dificuldades na execução de cada movimento;

Explorar os movimentos naturais e espontâneos do aluno para elevar a autoestima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;

Proporcionar aos alunos atividades com a fita promovendo  a oportunidade de livre experimentação e exploração de suas habilidades.

     
Conteúdos a serem trabalhados:

Dança com fitas


Desenvolvimento/Metodologia:

Aquecimento:

A aula terá como aquecimento uma atividade realizada em duplas. Os alunos ficaram dispostos um de frente para o outro. Um será o líder que desenvolverá uma sequencia de movimentos e o colega imita-o de modo idêntico, como se estivesse na frente de um espelho, vendo a própria imagem. Depois, invertem-se os papéis. Cada líder deve procurar o máximo de originalidade e criatividade na condução de seus movimentos.


 Desenvolvimento da aula

Utilizando todos os espaços do ambiente, os alunos irão realizar livremente diversos movimentos variados com a fita, criando novos movimentos com a fita. Será estimulados os alunos para que realizem alguns movimentos para serem feitos com a fita, como: movimentos circulares com a fita , sem deixa-la tocar no chão; movimentos circulares com a fita acima da cabeça; balancear a Fita do lado do corpo; balancear a Fita acima da cabeça; balancear a Fita e em seguida pegar a ponta do cetim com a outra mão; formar um oito com a fita nos planos frontal, horizontal e vertical; executar movimentos em forma de espiral com a Fita nos planos horizontais e verticais. No final será montada uma coreografia com todos os movimentos executados pelos alunos.

Finalização da aula

Para finalizar a aula, ao som de uma música bem tranquila, os alunos executaram os movimentos citados pelo professor. Por exemplo: de olhos fechados, fazer os movimentos circulares com os pés, bem lentamente, alongar bem as pernas, como se estivessem espreguiçando-as, agora os ombros, etc.


Avaliação:
A avaliação será contínua, observando sempre a participação, a interação, a cooperatividade e a criatividade na execução dos movimentos. Informando sempre os alunos acerca de suas competências, valorizando seus esforços a respeito de como estão construindo e se apropriando desse conhecimento.


Materiais:
Aparelho de som;
CD;
Fitas.


Referências Bibliográficas:



 BRASIL b, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física /Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997.












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