PLANO
DE AULA
MANIFESTAÇÕES
RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA
Instituição: Projeto de Período Integral Dorotóvio
do Nascimento Filho
Turma: Alunos do Ensino Fundamental 4º Ano
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
Turma: Alunos do Ensino Fundamental 4º Ano
Número de alunos: 20 alunos
Professores: Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local: Sala de aula
TEMA:
Dança utilizando cadeira como recurso coreográfico
Dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo humano.
Ao se exercitarem, através de movimentos que se utilizem do tronco, das pernas
e dos braços, os alunos não só desenvolvem os aspectos físicos ligados ao
movimento como desenvolvem também aspectos relacionados à interação e a
expressividade, sendo que na educação, esse é um ótimo recurso para desenvolver
uma linguagem diferente da fala e da escrita, tão tradicionais. Utilizando a
cadeira durante a dança, faz com que o aluno desenvolva ainda mais sua
criatividade, onde pode-se trabalhar mais facilmente os planos da dança com os
alunos.
Justificativa:
Segundo os PCNs (1997) a criança é um ser em constante mobilidade e
utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia,
relacionando-se com objetos e pessoas. Portanto, o trabalho com a dança
utilizando o bambolê como recurso, irá contribuir para o desenvolvimento
integral do aluno, favorecendo possibilidades de movimentação do corpo, além de
promover oportunidades de livre exploração e experimentação de suas habilidades
motoras.
Portanto, a dança é muito mais do que sua
própria palavra inspira para muitos. Ela deve ser descoberta, vivenciada,
pensada e sentida. Quando desenvolvida no ambiente escolar, deve proporcionar
oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do
comportamento, contribuindo assim, para a sua formação.
Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos
alunos, sua criatividade com a utilização da cadeira, como também uma maior
interação e compreensão de sua capacidade de movimento, mediante a um melhor
entendimento de como o seu corpo funciona.
Objetivos
Específicos:
Explorar os movimentos naturais e espontâneos do
aluno para elevar a autoestima e melhorar o conhecimento da própria
personalidade;
Desenvolver o pensamento
autônomo, assim como suas ideias e valores como: responsabilidade, liberdade,
iniciativa e cooperação;
Proporcionar aos alunos a
interatividade com músicas dos anos 70 muitas vezes conhecidas somente por seus
pais e avós;
Trabalhar a música Mama Mia do grupo ABBA;
Trabalhar as noções de tempo, espaços e
relações sociais.
Conteúdos
a serem trabalhados:
Dança com cadeira
Desenvolvimento/Metodologia:
Alongamento
Iniciar a aula com um
alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários
para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor
flexibilidade articular).
Momento Principal:
Executar a coreografia que
foi sendo construída no decorrer da aula.
Momento final:
É uma reflexão da pratica do
dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto, o
que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo
proposto foi alcançado. Se gostaram da
música, se já conheciam a música.
Avaliação:
A avaliação deve ser
contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de
objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e
conhecer cada criança e grupo. Me espantou quando eu coloquei a música e sem eu
falar nada sobre ela para os alunos uma aluna veio e me disse que era do ABBA.
Materiais:
Aparelho de som
CD
Referências Bibliográficas:
BRASIL b,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação
física /Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário