segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tarefa 12 - Anos 70 com cadeira



PLANO DE AULA

MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS EXPRESSIVAS DENTRO DA ESCOLA

Instituição: Projeto de Período Integral Dorotóvio do Nascimento Filho
Turma:
Alunos do Ensino Fundamental 4º Ano
Número de alunos:
20 alunos
Professores:
Luciene Cristina Recco Esperandio/ Thiago Serradella
Local:
Sala de aula

TEMA: Dança utilizando cadeira como recurso coreográfico

Dançar é uma das maneiras mais divertidas de expressão do corpo humano. Ao se exercitarem, através de movimentos que se utilizem do tronco, das pernas e dos braços, os alunos não só desenvolvem os aspectos físicos ligados ao movimento como desenvolvem também aspectos relacionados à interação e a expressividade, sendo que na educação, esse é um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, tão tradicionais. Utilizando a cadeira durante a dança, faz com que o aluno desenvolva ainda mais sua criatividade, onde pode-se trabalhar mais facilmente os planos da dança com os alunos.

Justificativa:

Segundo os PCNs (1997) a criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. Portanto, o trabalho com a dança utilizando o bambolê como recurso, irá contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo possibilidades de movimentação do corpo, além de promover oportunidades de livre exploração e experimentação de suas habilidades motoras.
Portanto, a dança é muito mais do que sua própria palavra inspira para muitos. Ela deve ser descoberta, vivenciada, pensada e sentida. Quando desenvolvida no ambiente escolar, deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento, contribuindo assim, para a sua formação.

Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades intelectuais e sociais dos alunos, sua criatividade com a utilização da cadeira, como também uma maior interação e compreensão de sua capacidade de movimento, mediante a um melhor entendimento de como o seu corpo funciona.

Objetivos Específicos:

Explorar os movimentos naturais e espontâneos do aluno para elevar a autoestima e melhorar o conhecimento da própria personalidade;

Desenvolver o pensamento autônomo, assim como suas ideias e valores como: responsabilidade, liberdade, iniciativa e cooperação;

                   Proporcionar aos alunos a interatividade com músicas dos anos 70 muitas vezes conhecidas somente por seus pais e avós;

                 Trabalhar a música Mama Mia do grupo ABBA;    

     Trabalhar as noções de tempo, espaços e relações sociais.


Conteúdos a serem trabalhados:

Dança com cadeira


Desenvolvimento/Metodologia:

Alongamento
Iniciar a aula com um alongamento/Aquecimento, explicando a finalidade de se alongar (necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico, uma melhor flexibilidade articular).

Momento Principal:
Executar a coreografia que foi sendo construída no decorrer da aula.

Momento final:
É uma reflexão da pratica do dia, o que os alunos aprenderam e compreenderam sobre o objetivo proposto, o que deu certo, o que poderia ser mudado, se gostaram da aula, se o objetivo proposto foi alcançado.  Se gostaram da música, se já conheciam a música.

Avaliação:
A avaliação deve ser contínua. Deverá constituir-se em um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo. Me espantou quando eu coloquei a música e sem eu falar nada sobre ela para os alunos uma aluna veio e me disse que era do ABBA.

Materiais:
Aparelho de som
CD


Referências Bibliográficas:


 BRASIL b, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física /Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário